Home Sweet Home!

Sim porque isto de operar Helicópteros em navios no Sul de Espanha até que não é mau mas… a nossa casa é sempre a nossa casa!
No dia 12 e ainda no rescaldo de noite eleitoral a fragata N.R.P. “Bartolomeu Dias” iniciou a sua viagem para o exercício tapon 09. A bordo seguia o Bacardi Flight e nós, por enquanto apenas conhecidos pelo 19. A primeira tirada consistiu apenas numa viagem de trânsito entre a Base Naval de Lisboa e a Base Aeronaval conjunta de EUA e Espanha em Rota, bem pertinho de Cadiz. A nível de operação com helis embarcados este troço da viagem limitou-se à operação básica, ou seja aterrar, inspeccionar, dobrar pás e arrumar no hangar. Ah! E um BarEx ou ChouricEx, em português um Bar Exercise e um Chouriço Exercise, vá lá… petiscos, he he. Manhã seguinte bem cedo atracamos em Rota, porto de concentração das unidades participantes no exercício. Unidades essas que contaram com navios de vários tipos e classes da Armada Espanhola, sim essa mesma a quem de vez em quando dava-mos umas coças valentes há muitos anos, mas sem dúvida que o melhor daquela base eram mesmo os meios aéreos, ou não fosse uma base operada por Espanhóis e Americanos. Helicópteros como o SH-60 Sea Hawk, Bell AB-212 e Sikorsky Sea King, mais aviões como Sea Harrier, Mirage F1, C-17 Globemaster, C-5 Galaxy e ainda um 757 com pintura muito semelhante ao Air Force One, eram o prato do dia desta base. A Força saiu para o mar na 5ª feira seguinte tendo permanecido em exercícios até dia 23 tendo incluido o patrulhamento do estreito de Gibraltar a quando das duas vezes em que por lá passámos.
De todo o exercício é de marcar a mudança de configuração da aeronave lynx a bordo, tipo de trabalho realizado pela primeira vez nesta classe de navios e que colocou lago à prova as facilidades de aviação do hangar do navio e a capacidade a nível de espaço para realização de tal tarefa, realizada não uma mas sim duas vezes.

Porta Aviões Espanhol Príncipe das Astúrias

Rough sea

Pôr do Sol

No Spot em alerta de 20 min.

One response to “Home Sweet Home!

  1. Eu a pensar que tu tinhas ido trabalhar, e afinal havia álcool e chouriço à mistura…
    Bem me parecia que a foto que te tiraram a dormir (sentado) não resultou do excesso de trabalho, foi por causa da fiesta :p

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s